Propósito

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), como centro de excelência em pesquisa e formação de pessoal em vários campos das Ciências Espacial e Atmosférica, tem por finalidade contribuir para o avanço tecnológico do Brasil por meio do desenvolvimento da comunicação e informação nestas áreas. O curso de Pós-graduação em Meteorologia do CPTEC/INPE (PGMET) tem contribuído de forma exemplar para essa finalidade.

 

Com o conceito 6 na última avaliação da CAPES, a PGMET é o mais antigo curso de Pós-graduação em Meteorologia do Brasil, tendo suas atividades iniciadas em 1971. Até agosto de 2013, 116 doutores e 282 mestres foram formados, a maioria atuando na pesquisa científica em várias instituições do país e sendo destaque em várias áreas a nível mundial. Seu corpo discente colabora ativamente nas mais variadas linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e outros Centros do INPE.

 

Há 13 anos, um grupo de alunos da Pós-graduação em Meteorologia do CPTEC/INPE sentiu a necessidade de promover a integração entre os alunos do curso como forma de permitir que os mesmos tenham a oportunidade de apresentar suas pesquisas e trocar experiências. Neste sentido, foi criado o Encontro dos alunos de Pós-Graduação em Meteorologia (EPGMET) do CPTEC/INPE cujo objetivo principal é a discussão e a troca de experiências no âmbito da pesquisa científica em Meteorologia e áreas afins desenvolvida no curso, e também dialogar assuntos inerentes à Pós-Graduação.

 

Realizado anualmente, o Encontro é fruto do esforço dos seus alunos que visa manter a tradição de realizar, a cada ano, um Encontro científico de qualidade. Com este propósito, o Encontro cresce a cada ano e nas últimas edições vem contando não somente com a participação de seus alunos, mas também de seus discentes, alunos de outras instituições do Brasil e empresários da rede privada que veem no Encontro uma oportunidade de descobrir novos talentos.

 

Durante o evento serão apresentados e discutidos trabalhos dos alunos da Pós-Graduação, bem como trabalhos dos docentes nos diversos eixos temáticos da PGMET, além de trabalhos de alunos de outras instituições participantes, com temas relevantes para a pesquisa na área de Meteorologia.
Nesta edição, o XII EPGMET tenta inovar e inclui na sua programação o “Minuto Ciência”. Esta sessão do evento, que tem tom totalmente informal e independente de apresentação de trabalhos, será reservada para um bate-papo entre todos os alunos e professores como forma de expor resumidamente suas ideias, questões científicas e novas abordagens.

 

Por fim, certamente não diferente das edições anteriores, teremos mais um encontro de sucesso, com discussões e apresentações de altíssimo nível científico em virtude de termos aqui os principais pesquisadores e pesquisas em Meteorologia e Climatologia de nível nacional.

 

Comissão Organizadora do XII EPGMET.