EPGMET Solidário

Entendendo o papel da caridade, como forma de generosidade, em benefício da sociedade, todos os anos o EPGMET promove uma ação solidária, promovendo a arrecadação de doações na forma de alimentos, utensílios, entre outros itens necessários para a entidade escolhida.

A Associação Acãochegatos (Associação Protetora dos Cães e Gatos de Cachoeira Paulista) foi oficialmente criada em novembro de 2014. Inicialmente era composta de diversos membros residentes em Cachoeira Paulista, os quais contribuíam mensalmente com a Associação, a fim de formar um fundo destinado a custear despesas com resgates de animais abandonados (castração, atendimentos veterinários, hospedagem provisória em clínicas ou lares temporários até adoção definitiva do animal resgatado, ração etc).

A Acãochegatos foi muito ativa nos primeiros anos de existência, tendo resgatado e castrado centenas de animais na cidade, além de promovido diversas feiras de adoção em praças públicas ou em parceria com simpatizantes da causa (Casas de Ração, escolas). A Associação também constantemente promovia eventos beneficentes a fim de angariar mais recursos para as crescentes despesas veterinárias.

Entretanto, com o passar do tempo, as despesas veterinárias foram crescendo ao passo que as contribuições foram diminuindo, com o agravante de elementos-chave da Associação deixarem a equipe por motivo de mudança de cidade. Assim, aos poucos os membros-colaboradores e os voluntários ficaram cada vez mais escassos, inviabilizando atendimento a resgates e castrações regulares, bem como feiras de adoção e outros eventos, como fazíamos no passado.

Atualmente, a Associação prossegue com trabalhos de castração,
intermediando castrações a preços mais acessíveis junto à clínica que a
apoia, sempre contando com apadrinhamentos de colaboradores ou
simpatizantes. Eventualmente promovem alguma ação para angariar fundos, pois as despesas veterinárias assumidas durante os anos prosseguem necessitando de quitação. Também mantem alguns poucos animais em lares temporários, os quais financiam com ração e vacinas.

Hoje, portanto, nosso foco é incentivar as castrações de animais
errantes ou de pessoas de baixa renda (intermediando as castrações junto
à clínica, a um preço diferenciado) e divulgar os animais para adoção
responsável em nossas redes sociais. Também apoiamos, na medida do
possível, o(a)s protetore(a)s de animais independentes. Também
procuramos aos poucos pagar as dívidas assumidas na clínica veterinária,
a fim de não perdermos a parceria com a mesma.