Dicas

Submissão de trabalhos

Os trabalhos serão submetidos através do formulário de submissão de acordo com os Eixos Temáticos do XIX EPGMET. Os documentos enviados precisam conter: título, resumo, palavras chave (de 3 a 5) e o nome completo dos autores em ordem de contribuição para o trabalho. Há o limite de 4 envios de trabalho por pessoa.

O resumo submetido deve conter entre 250 e 500 palavras e pode ser escrito em Português, Inglês ou Espanhol. Nele, você deve contextualizar o seu trabalho, apresentar os seus métodos, relatar os seus principais resultados e indicar as suas contribuições para a área correspondente ao eixo temático escolhido. 

É recomendável que o título do seu resumo forneça uma ideia objetiva da sua pesquisa e não seja muito longo (preferencialmente, menos de 15 palavras). Após o evento seu  resumo entrará para os anais do XIX EPGMET e o título do seu trabalho permitirá que ele seja encontrado mais facilmente por mecanismos de busca.

As palavras chave do seu resumo também são importantes para que seu trabalho seja visto. São elas que vão viabilizar a indexação do seu trabalho entre conteúdos da sua área de pesquisa. Dessa forma, é importante para a visibilidade da sua pesquisa que se ressalte os pontos mais importantes e relevantes do seu trabalho. Como regra geral, pode-se incluir a área específica do seu estudo, a origem dos seus dados e o método de maior destaque. Por exemplo, um estudo que decompõe as ondas de Rossby em dados da Reanálise ERA5 por meio da análise de Fourier teria palavras chave: Ondas de Rossby, ERA5, Análise de Fourier.

Aceite

Caso o trabalho seja aceito, após o encerramento das submissões o autor que enviou o trabalho receberá um email da comissão científica com a Carta de Aceite e indicando a modalidade de apresentação selecionada. O autor deverá então confirmar a apresentação e enviar o comprovante de pagamento da taxa de submissão ( R$ 15,00 pelo primeiro envio e R$ 10,00 por trabalho adicional).

Apresentação

O XIX EPGMET será totalmente online, dessa forma, as modalidades de apresentação serão na forma digital.

Autores que receberem a Carta de Aceite para a modalidade Pôster, ao confirmarem a apresentação, assumem o compromisso de enviar à comissão o poster do seu trabalho sob os moldes do modelo do evento e um vídeo de até 5 minutos expondo o seu trabalho. O pôster e o respectivo vídeo ficarão disponíveis no site do evento na sessão de Posters.

Autores de trabalhos selecionados para a modalidade Oral, terão 10 minutos de apresentação + 5 minutos abertos para perguntas em uma das sessões em salas virtuais do evento. Sua apresentação será feita, necessariamente, por compartilhamento de tela e microfone.

O formato da apresentação é livre, mas se recomenda que o autor seja claro e objetivo e se atenha ao tempo estipulado em respeito aos colegas. Todas as apresentações serão divulgadas no Youtube pelo canal do CPTEC simultaneamente.

Os trabalhos apresentados serão apreciados por membros da banca avaliadora do evento em relação à relevância, inovação e domínio do tema e estarão na disputa pelos prêmios de trabalhos destaque do XIX EPGMET.

Vale ressaltar que quem for apresentar o trabalho vai garantir o seu certificado como apresentador. Pra garantir o certificado de participação do evento é preciso estar inscrito no evento e participar das palestras via plataforma GoToMeeting.

PRAZOS


As incrições para palestras com certificado e as submissões foram encerradas. Você ainda poderá acompanhar o evento pela transmissão pelo Youtube.

Siga o canal do CPTEC (canal de transmissão do EPGMET)