Propósito

EPGMET, construído pelos alunos e para os alunos: história de 13 anos.

 

Há mais de uma década, os alunos da Pós-Graduação em Meteorologia do CPTEC/INPE sentiram a necessidade de promover um evento interno, com o intuito de explorar a multidisciplinaridade e compartilhar as experiências nas diversificadas áreas de atuações da pesquisa científica no ramo da Meteorologia e áreas afins desenvolvidas no curso. Este evento foi nomeado como Encontro dos Alunos da Pós-Graduação de Meteorologia (EPGMET) do CPTEC/INPE.

 

A primeira edição do Encontro ocorreu no ano 2000 e desde então é realizado anualmente, com exceção do ano de 2012. O Encontro é fruto do esforço dos seus alunos que visam manter a tradição de realizar, a cada ano, um Encontro científico de qualidade. Com este propósito, o Encontro cresce a cada ano e nas últimas edições, vem contando não somente com a participação de seus alunos, mas também de seus docentes, alunos de outras instituições do Brasil e empresários da rede privada que veem no Encontro uma oportunidade de descobrir novos talentos.

 

Na edição de 2014 – XIII EPGMET – serão apresentados e discutidos trabalhos dos alunos da Pós-Graduação, bem como trabalhos dos docentes nos diversos eixos temáticos da PGMET, além de trabalhos de alunos de outras instituições participantes, com temas relevantes para a pesquisa na área de Meteorologia. Todos os alunos terão oportunidade de apresentar seus trabalhos de pós-graduação através das sessões orais, de pôsteres e do minuto ciência. Certamente não diferente das edições anteriores, teremos mais um encontro de sucesso, com discussões e apresentações de altíssimo nível científico.

 

O curso de Pós-graduação em Meteorologia do CPTEC/INPE (PGMET)

 

O curso de Pós-graduação em Meteorologia do CPTEC/INPE (PGMET) compõe, juntamente com outros seis cursos, a principal fonte de formação de recursos humanos altamente qualificada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A PGMET é o mais antigo curso de Pós-graduação em Meteorologia do Brasil, tendo suas atividades iniciadas em 1971. É com destaque que a PGMET tem proporcionado recursos humanos altamente qualificados para o mercado de trabalho, não somente para o INPE, mas também para o Brasil e institutos no exterior, na área da Meteorologia.

 

A PGMET é parte integrante do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o mais avançado centro de previsão numérica de tempo e clima da América Latina. Seu corpo discente colabora ativamente nas mais variadas linhas de pesquisa desenvolvidas no CPTEC e outros centros do INPE. Tem sido conceitualizada, desde 2004, com a nota 6 pela CAPES, o que a credencia a participar do Programa de Excelência da CAPES (PROEX), o nível mais alto dentre os programas da CAPES. Até julho de 2014, 116 doutores e 290 mestres foram titulados, a maioria atuando na pesquisa científica em várias instituições do país e sendo destaque em várias áreas a nível mundial.