Informações sobre os convidados – XIXEPGMET

Segunda-feira – 16/11

“O papel dos satélites no monitoramento de queimadas e incêndios florestais “
Dra. Renata Libonati

A Profa. Dr. Renata Libonati tem graduação e doutorado em Ciências Geofísicas pela Universidade de Lisboa. Atualmente é professora auxiliar do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também integrante da equipe de investigação do Grupo de Ecologia Florestal do Instituto de Agronomia (Portugal) e do Instituto Dom Luiz, Universidade de Lisboa. Suas atividades de pesquisa se concentram em sensoriamento remoto de incêndios ativos e áreas queimadas por satélite, a recuperação da vegetação após grandes incêndios florestais, condições meteorológicas associadas a eventos extremos (secas, ondas de calor) e como esses fenômenos estão relacionados aos impactos na saúde humana e incêndios na vegetação (Informações retiradas do Lattes).

“Uma viagem pelo mundo dos ciclones”
Dra. Michelle Reboita

A Profª. Drª. Michelle Simões Reboita, é bacharela em Geografia e mestre em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Possui doutorado em Meteorologia e dois pós-doutorados pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professora no Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e orientadora do programa de mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UNIFEI. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Sinótica, Climatologia e Modelagem Climática. (Informações retiradas do Lattes).

“Saúde mental no trabalho remoto em tempos de covid”
Dr. Félix Guazina

O Prof. Dr Félix Miguel Nascimento Guazina, possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano, é mestre e doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e é especialista em Psicologia Clínica com ênfase em saúde comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é docente da Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria-RS (Informações retiradas do Lattes).

“Global Modeling of the Coupled Climate System: Understanding and Predictions
Dr. V. Ramaswamy (diretor da GFDL – NOAA)

O Dr. Venkatachalam Ramaswamy possui graduação e mestrado em Física pela Delhi University, na Índia, e doutorado em Ciências Atmosféricas pela State University of New York em Albany. Atualmente é Diretor do Laboratório de Dinâmica de Fluidos Geofísicos/ NOAA (GFDL, em inglês), localizado em Princeton (New Jersey), EUA. Também atua como conferencista com a categoria de professor em Geociências e Ciências Atmosféricas e Oceânicas. Sua principal área de pesquisa é a modelagem climática, com interesse em diversos tópicos como: perturbações climáticas por gases de efeito estufa, mudanças climáticas regionais e globais, forçamento radiativo do clima por gases de efeito estufa, modelagem climática global e atribuição e projeções de mudanças climáticas regionais e globais usando modelos e observações.
Informações retiradas do Princeton Environmental Institute e GFDL/NOAA.

Slides da apresentação

Terça-feira – 17/11

Mesa Redonda:
“Evolução da interação da Defesa Civil com os meteorologistas”
Participantes: Dr. Marcelo Seluchi (CEMADEN)
MSc Frederico Rudorff (Defesa Civil Santa Catarina)
Giuliano Carlos (Defesa Civil Bahia)

Frederico Rudorff: Possui graduação em Oceanologia pela FURG, especialização em Sensoriamento Remoto pelo INPE e mestrado em Geografia pela UFSC. Atualmente é pesquisador do Ciram/Epagri e está à disposição da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC-SC) como gerente de Monitoramento e Alerta. Atua na área de gerenciamento de desastres, gestão de recursos hídricos, sistemas de monitoramento e alerta, mapeamento de risco, perigos costeiros, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Giuliano Carlos: Possui formação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Atualmente é Integrante do Centro do Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CEMADEC) de Salvador, Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Modelagem Atmosférica e Sensoriamento Remoto da Atmosfera.

Dr. Marcelo Enrique Seluchi: Possui graduação e doutorado em Ciencias Meteorológicas pela Universidad de Buenos Aires. Atualmente é tecnologista senior e coordenador geral de Operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Sinótica, Previsão de Tempo, Climatologia Sinótica, Meteorologia Andina e Modelagem Numérica da Atmosfera.

A mesa redonda será mediada pela meteorologista Cátia Braga, que possui graduação (2004), mestrado (2012) em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), especialista em Educação Ambiental em Espaços Educadores Sustentáveis pela UFMS (2016). Atualmente Meteorologista da ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) e Meteorologista AQUAERIS em Florianópolis. Trabalhou na NDTV (RECORD de Santa Catarina). Possui a empresa CÁTIA BRAGA METEOROLOGIA com foco nos trabalhos em RÁDIOS e Consultoria Ambiental.

(Informações tiradas do Lattes e ResearchGate).

“The South America low-level jet”
Dr. Charles Jones

O Prof. Dr. Charles Jones possui formação em Meteorologia pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Meteorologia pela University of Utah e doutorado em Meteorologia pela University of California Davis. Atualmente é professor e pesquisador no departamento de Geografia na University of California Santa Barbara. Suas linhas de pesquisa são na área de variabilidade de precipitação, eventos extremos, previsões de tempo, modelagem regional, sistemas de monções, estudos de previsibilidade, mudanças climáticas e incêndios florestais na California. (Informações tiradas do Lattes e ResearchGate).

Quarta-feira – 18/11

“Desafios e Avanços do Nowcasting no Brasil”
Dra. Izabelly Carvalho

A Drª. Izabelly Carvalho da Costa, possui bacharelado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mestrado e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE). Atualmente é tecnologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Meteorologia, com ênfase em Sensoriamento Remoto da Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: estimativa de precipitação por satélite, radares meteorológicos e previsão imediata de tempo (Informações retiradas do Lattes).

“Modelo de Desenvolvimento de Software para o CPTEC/INPE”

 Luiz Flávio Rodrigues, é formado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui especialização em Gestão Pública em Institutos de Pesquisas pela FGV São Paulo. Atualmente é analista na área de desenvolvimento de modelos de previsão de tempo e clima, trabalhando especificamente com otimização e paralelização de software e modelagem matemática em previsão de tempo e poluição atmosférica. Atua como chefe do serviço de supercomputação e suporte no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climaticos CPTEC/INPE (informações retiradas do Lattes).

No XIX EPGMET tratará do tema: Modelo de desenvolvimento de software para o CPTEC/INPE

“Qualidade do ar em Megacidades e possíveis impactos sobre as vizinhanças”
Dr. Edmilson Dias
de Freitas

O Prof. Dr. Edmilson Dias de Freitas possui formação em Física pela Universidade Federal do Paraná e mestrado e doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Atua na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Aplicada. Suas principais linhas de pesquisa envolvem o desenvolvimento de modelos atmosféricos de previsão de tempo e a aplicação destes em estudos de qualidade do ar ou impactos ambientais. (Informações retiradas do Lattes).

Minicurso: “Estado de Arte nas Estimativas de Precipitação por Satélites: Validação e Aplicações”
Dr. Daniel Vila

O Dr. Daniel Alejandro Vila possui graduação em Ciências Meteorológicas e doutorado em Ciências da Atmosfera pela Universidade de Buenos Aires, e pós-doutorado pela Universidade de Maryland, USA. Atualmente é pesquisador em sensoriamento remoto na Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Possui experiência na área de Geociências, com ênfase na área de Meteorologia por Satélite. Desenvolve atividades de pesquisa relacionadas com o ciclo hidrológico e desenvolvimento operacional de produtos. Suas áreas de atuação são: estimativa de precipitação por satélite, estudo de ciclo de vida de sistemas convectivos, previsão a curtíssimo prazo usando imagens de satélite geoestacionários e radar, e validação de diversos produtos gerados por satélites meteorológicos.

Quinta-feira – 19/11

“Estimativa da precipitação por radar”
Dr. Leonardo Calvetti

O Prof. Dr. Leonardo Calvetti, possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas, e mestrado e doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do curso de Meteorologia da UFPel onde atua nas áreas de radar meteorológico, nowcasting, mesoescala, hidrometeorologia e previsão numérica de tempo. (Informações retiradas do Lattes).

“The aquatic aspects of the C-cycle”
Dr. Jeffrey Richey

O Prof. Dr. Jeffrey Richey possui formação em Biologia pela Stanford University, mestrado em Engenharia Ambiental pela University of North Carolina em Chapel Hill e doutorado em Ecologia pela University of California, Davis. Atualmente é professor no curso de oceanografia e professor adjunto do departamento de engenharia civil e ambiental da University of Washington e professor visitante da Universidade de São Paulo (USP). Sua área de pesquisa engloba a biogeoquímica e hidrologia de bacias hidrográficas de grande escala, com foco nos ciclos do carbono e da água da Amazônia, Mekong e outras bacias globais, e também, a realização desse trabalho para desenvolver “estruturas de informação dinâmicas”, com o objetivo de promover a utilização sustentável dos recursos em diferentes regiões. Informações retiradas do Linkedin e da College of the Environment, da University of Washington.

No XIX EPGMET tratará do tema: The Aquatic aspects of the C- Cycle (Aspectos Aquáticos do Ciclo do Carbono)

“ECMWF activities and plans”
Dra. Florence Rabier

A Dra. Florence Rabier possui mestrado e doutorado em Meteorologia pela Université Paul Sabatier (Toulouse, França) e pela Université Pierre et Marie Curie (Paris, França), respectivamente. É Diretora Geral do Centro Europeu de Previsões de Tempo a Médio Prazo (ECMWF – em inglês) desde janeiro de 2016, após dois anos liderando o Departamento de Previsão do centro. É uma especialista reconhecida internacionalmente em previsão numérica do tempo, cuja liderança tem contribuído significativamente em mudanças operacionais no ECMWF e na Météo-France. É especialmente conhecida na comunidade meteorológica por seu papel fundamental na implementação de um método inovador de assimilação de dados (4D-Var) em 1997, que foi o primeiro em todo o mundo e contribuiu para um uso otimizado das observações de satélite na previsão do tempo. Sua área de interesse engloba a previsão numérica de tempo, assimilação de dados e o uso e verificação de previsões de tempo. (Informações retiradas do site do ECMWF e do Linkedin).

No XIX EPGMET tratará do tema: ECMWF activities and plans (Atividades e planos do ECMWF).